sexta-feira, março 29, 2024
Agendar Exame de Doppler Transcraniano SP
HomeExame de DopplerUltrassom do Cérebro - Ultra-som de Cabeça

Ultrassom do Cérebro – Ultra-som de Cabeça

A imagem ultra-sonográfica da cabeça utiliza ondas sonoras para produzir imagens do cérebro e do líquido cefalorraquidiano

Ultrassom do Cérebro – Ultra-som de Cabeça: A imagem ultra-sonográfica da cabeça utiliza ondas sonoras para produzir imagens do cérebro e do líquido cefalorraquidiano. É mais comumente realizado em bebês, cujos crânios ainda não se formaram completamente. Um ultra-som transcraniano Doppler avalia o fluxo sanguíneo nas principais artérias do cérebro. O ultra-som é seguro, não invasivo e não utiliza radiação ionizante.

Ultrassom do Cérebro – Ultra-som de Cabeça

Este procedimento requer pouca ou nenhuma preparação especial. Seu médico o instruirá sobre como se preparar, inclusive se os adultos submetidos ao exame devem se abster de usar produtos à base de nicotina que possam causar a constrição dos vasos sanguíneos. Deixe as jóias em casa e use roupas soltas e confortáveis. Você poderá ser solicitado a usar uma bata.

O que é ultra-som cranial?

Doppler craniano e Doppler transcraniano são dois tipos de exames de ultra-som craniano usados para avaliar o tecido cerebral e o fluxo de sangue para o cérebro, respectivamente.

Ultra-som de Cabeça

Um exame ultra-sonográfico da cabeça produz imagens do cérebro e do líquido cefalorraquidiano que flui e está contido dentro de seus ventrículos, as cavidades cheias de líquido localizadas na porção profunda do cérebro. Como as ondas de ultra-som não passam facilmente pelo osso, este exame é mais comumente realizado em bebês, cujos crânios não se formaram completamente. Os espaços entre esses ossos do crânio fornecem uma “janela”, permitindo que o feixe de ultra-som passe livremente para dentro e para fora do cérebro. A sonda de ultra-som e algum gel são colocados na parte externa da cabeça em uma dessas regiões sem osso.

Doppler Transcraniano

Um Doppler transcraniano (TCD) ultra-som avalia tanto a direção quanto a velocidade do fluxo sanguíneo nas principais artérias cerebrais do cérebro. Este tipo de exame de ultra-som também é usado durante procedimentos cirúrgicos para monitorar o fluxo sanguíneo no cérebro. O TCD pode ser usado sozinho ou com outros exames de diagnóstico, como ressonância magnética (RM), angiografia de ressonância magnética (ARM) e tomografia computadorizada (TC).

A imagem por ultra-som é um exame médico não invasivo que ajuda os médicos a diagnosticar e tratar condições médicas. É seguro e indolor. Produz imagens do interior do corpo usando ondas sonoras. As imagens de ultra-som também são chamadas de sonografia. Ela usa uma pequena sonda chamada transdutor e gel colocado diretamente sobre a pele. As ondas sonoras de alta freqüência viajam da sonda através do gel para dentro do corpo.

A sonda recolhe os sons que ricocheteiam. Um computador usa essas ondas sonoras para criar uma imagem. Os exames de ultra-som não utilizam radiação (raios X). Como o ultra-som captura imagens em tempo real, ele pode mostrar a estrutura e o movimento dos órgãos internos do corpo. As imagens também podem mostrar o sangue fluindo através dos vasos sanguíneos.

Quais são alguns usos comuns do procedimento?

O ultrassom de cabeça é um exame de rotina para bebês que nasceram prematuros. O procedimento é usado para triagem de condições cerebrais associadas à prematuridade, tais como sangramento ou lesão do tecido cerebral, conforme descrito abaixo. Se for detectado, serão realizados exames de ultra-som de acompanhamento.

Ultrassom do Cérebro em Bebês

Em bebês, o ultra-som de cabeça está acostumado:

  • Avaliar para hidrocefalia, ou uma ampliação dos ventrículos, uma condição que pode ter várias causas.
  • detectar sangramento dentro do tecido cerebral ou dos ventrículos. Esta última condição é chamada hemorragia intraventricular (IVH).
  • avaliar se há dano ao tecido cerebral de matéria branca que envolve as bordas dos ventrículos, uma condição conhecida como leucomalácia periventricular (PVL).
  • avaliar se há anormalidades congênitas.
  • localizar o local de uma infecção ou tumor.

Em adultos, o ultrassom de cabeça é usado para localizar e avaliar as massas tumorais durante a cirurgia cerebral, facilitando sua remoção segura.

O ultrassom Doppler transcraniano é usado para avaliar o risco de acidente vascular cerebral em adultos e crianças com doença falciforme. Também é usado para medir as condições que afetam o fluxo sanguíneo para e dentro do cérebro, como por exemplo:

  • Estenose
    • um estreitamento de um segmento de um vaso, mais comumente devido à aterosclerose (endurecimento das artérias).
  • Vasespasmo
    • um estreitamento temporário de um vaso, geralmente uma reação à presença de sangue nos espaços do fluido espinhal que circunda o cérebro. Esta condição é conhecida como hemorragia subaracnoidea (SAH).

Como devo me preparar?

Nenhuma preparação especial é necessária antes dos exames de ultrassom de cabeça ou Doppler transcraniano. Entretanto, o paciente deve usar roupas confortáveis e soltas.

Os adultos podem ser solicitados a parar de usar produtos à base de nicotina 30 minutos a duas horas antes de um exame transcraniano de ultra-som Doppler. Produtos com nicotina podem causar a constrição dos vasos sanguíneos e dar resultados imprecisos.

Seu médico fornecerá instruções específicas para você ou seu filho antes do exame.

Como é o equipamento?

As máquinas de ultra-som consistem de um console de computador, um monitor de vídeo e um transdutor acoplado. O transdutor é um pequeno dispositivo de mão que se assemelha a um microfone. Alguns exames podem usar diferentes transdutores (com diferentes capacidades) durante um único exame.

O transdutor envia ondas sonoras inaudíveis e de alta freqüência para dentro do corpo e escuta os ecos de retorno. Os mesmos princípios se aplicam aos sonares utilizados por barcos e submarinos.

O tecnólogo aplica uma pequena quantidade de gel na área sob exame e coloca o transdutor ali. O gel permite que as ondas sonoras viajem para frente e para trás entre o transdutor e a área sob exame.

A imagem de ultra-som é imediatamente visível em um monitor de vídeo. O computador cria a imagem com base na sonoridade (amplitude), no tom (freqüência) e no tempo que leva para o sinal de ultra-som retornar ao transdutor. Ele também considera o tipo de estrutura corporal e/ou tecido pelo qual o som está passando.

Doppler Transcraniano - Avaliação Neuropsicológica

Como funciona o Procedimento?

O ultra-som utiliza os mesmos princípios que o sonar que os morcegos, navios e pescadores utilizam. Quando uma onda sonora atinge um objeto, ele ricocheteia ou ecoa. Medindo estas ondas de eco, é possível determinar a distância do objeto, bem como seu tamanho, forma e consistência. Isto inclui se o objeto é sólido ou cheio de fluido.

Os médicos usam ultra-som para detectar alterações na aparência de órgãos, tecidos e vasos e para detectar massas anormais, tais como tumores.

Em um exame de ultra-som, um transdutor envia as ondas sonoras e registra as ondas de eco (retorno). Quando o transdutor é pressionado contra a pele, ele envia pequenos pulsos de ondas sonoras inaudíveis e de alta frequência para dentro do corpo e o Ultrassom do Cérebro.

Como as ondas sonoras ressaltam dos órgãos internos, fluidos e tecidos, o receptor sensível no transdutor registra pequenas mudanças no tom e direção do som. Um computador mede instantaneamente essas ondas de assinatura e as exibe como imagens em tempo real em um monitor.

O tecnólogo normalmente captura um ou mais quadros das imagens em movimento como imagens estáticas. Eles também podem salvar pequenos loops de vídeo das imagens.

O ultra-som Doppler, uma técnica especial de ultra-som, mede a direção e a velocidade das células sanguíneas à medida que elas se movem através dos vasos. O movimento das células sanguíneas causa uma mudança no tom das ondas sonoras refletidas (chamado efeito Doppler).

Um computador coleta e processa os sons e cria gráficos ou imagens coloridas que representam o fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos.

Como é realizado o procedimento?

Ultra-som de Cabeça

Um ultrassom de Cabeça é realizado na unidade de terapia intensiva neonatal (UCIN) à beira do leito da criança. A criança é posicionada deitada de barriga para cima. Um gel transparente à base de água é aplicado ao transdutor para ajudar o transdutor a fazer contato seguro com o corpo e eliminar bolsas de ar que podem bloquear a passagem das ondas sonoras para o corpo.

O sonógrafo (técnico de ultra-som) ou radiologista pressiona suavemente o transdutor contra a fontanela (ponto macio da cabeça da criança, que não tem osso para bloquear a passagem das ondas sonoras).

Se o ultrassom da cabeça for usado durante a cirurgia cerebral, uma porção do crânio será removida e o cérebro exposto será examinado em busca de massas cerebrais com o uso de um transdutor.

Doppler Transcraniano

Ultrassom do Cérebro, Durante um ultra-som transcraniano Doppler, o paciente ou é posicionado de costas sobre uma mesa de exame ou sentado em pé em uma cadeira de exame. Um gel transparente à base de água é aplicado na parte de trás do pescoço, acima e lateralmente ao osso da bochecha, na frente da orelha ou sobre a pálpebra, pois estes são locais para vasos sanguíneos que abastecem o cérebro. O transdutor é pressionado suavemente sobre uma dessas áreas para medir a direção e a velocidade do sangue que flui.

O paciente precisará permanecer imóvel durante o exame, o que pode levar até 35 minutos. Entretanto, se o paciente precisar ajustar sua posição na mesa de exame, geralmente não há problema em pausar por esse tempo. Se o exame estiver sendo realizado em um bebê, uma enfermeira ou um tecnólogo radiológico pode ajudar a manter o bebê quieto para garantir a melhor qualidade de imagem.

 

O que vou Experimentar Durante e Após o Procedimento?

 

A maioria dos exames de ultra-som é indolor, rápida e facilmente tolerada.

Pode haver um desconforto mínimo da pressão, já que o transdutor é pressionado contra a área a ser examinada. Se o gel não for aquecido antes do contato com a pele, ele pode produzir uma sensação de frio.

Se o médico realizar um exame de ultra-som Doppler, você poderá ouvir sons de pulso que mudam de intensidade conforme eles monitoram e medem o fluxo sanguíneo.

Uma vez que a imagem estiver completa, o tecnólogo limpará o gel de ultra-som transparente de sua pele. Quaisquer porções que restarem secarão rapidamente. O gel de ultra-som não costuma manchar ou descolorir a roupa.

Após um exame de ultra-som, você deverá ser capaz de retomar suas atividades normais imediatamente.

Quem interpreta os resultados e como posso obtê-los?

Um radiologista, um médico treinado para supervisionar e interpretar os exames de radiologia, analisará as imagens. O radiologista enviará um relatório assinado ao médico que solicitou o exame. Seu médico então compartilhará os resultados com você. Em alguns casos, o radiologista poderá discutir os resultados com você após o exame.

Você pode precisar de um exame de acompanhamento. Se for o caso, seu médico explicará o motivo. Às vezes, um exame de acompanhamento avalia um problema potencial com mais pontos de vista ou uma técnica especial de imagem. Pode também ver se houve alguma mudança em um problema ao longo do tempo.

Os exames de acompanhamento são muitas vezes a melhor maneira de ver se o tratamento está funcionando ou se um problema precisa de atenção.

Quais são os benefícios vs. riscos do Ultrassom do Cérebro?

Benefícios
  • A maioria das varreduras por ultra-som é não invasiva (sem agulhas ou injeções).
  • Ocasionalmente, um exame de ultra-som pode ser temporariamente desconfortável, mas não deve ser doloroso.
  • O ultra-som é amplamente disponível, fácil de usar e menos caro do que a maioria dos outros métodos de imagem.
  • O exame de ultra-som é extremamente seguro e não utiliza radiação.
  • O exame de ultra-som dá uma imagem clara dos tecidos moles que não aparecem bem nas imagens de raios X.
Riscos do Ultrassom do Cérebro
  • O ultra-som diagnóstico padrão não tem efeitos nocivos conhecidos sobre os seres humanos.

Quais são as limitações da ultra-sonografia craniana?

Os exames de ultra-som são muito sensíveis ao movimento, e uma criança ativa ou chorando retardará o processo de exame.

Pacientes grandes são mais difíceis de serem imaginados pelo ultra-som, porque maiores quantidades de tecido enfraquecem as ondas sonoras à medida que passam mais profundamente para dentro do corpo.

Os resultados dos exames podem ser alterados, devido a:

uma ferida aberta ou incisão cirúrgica recente perto da área que está sendo imersa.
mudanças no padrão do fluxo sanguíneo como resultado de doenças cardíacas ou ritmos cardíacos irregulares.

Qual teste, procedimento ou tratamento é melhor para mim?

 

Mais Informações de Ultrassom do Cérebro na Internet
RELATED ARTICLES

Popular