Doppler Transcraniano

Doppler Transcraniano O que é? É um tipo de exame médico diagnóstico ultra-sonografia. Avalia as velocidades de fluxo do sangue, nas principais artérias do cérebro.

0
406
Doppler Transcraniano SP

Doppler Transcraniano O que é? É um tipo de exame médico diagnóstico ultra-sonografia. Avalia as velocidades de fluxo do sangue, nas principais artérias do cérebro.

Doppler Transcraniano

O que é Doppler Transcraniano? É um exame ultra-sonográfico sem imagem, em modo Doppler pulsado, relativamente novo, não-invasivo, operando em baixas frequências, que obtém dados em tempo real, permitindo a avaliação da direção e velocidade média do fluxo sanguíneo nas artérias cerebrais basais, por meio de desvios na frequência da onda sonora refletida pelas hemácias em movimento.

Por que fazer o Exame?

Por que fazer o exame? O Doppler transcraniano tem sido empregado com êxito no diagnóstico e acompanhamento de diversas patologias cerebrovasculares, fornecendo informações únicas em relação a hemodinâmica cerebral. O diagnóstico através deste exame se baseia nas alterações de velocidade e dos índices de impedância observados nos segmentos arteriais.

Para que Serve o Exame Doppler Transcraniano?

Para que serve o exame doppler transcraniano? Analisar o fluxo sanguíneo das grandes artérias do cérebro. Este é o objetivo do Doppler Transcraniano (DTC), exame de ultrassonografia que se mostra como um importante aliado no diagnóstico de doenças neurológicas, cerebrais e cardíacas. Ele está disponível no Hospital 9 de Julho tanto para pacientes internados como para externos.

Como é Realizado?

Como é realizado? Com o paciente em posição deitada, o médico especialista encosta um dispositivo, denominado transdutor, em determinadas regiões da cabeça do paciente com o objetivo de detectar sinais de fluxo sanguíneo nas artérias do cérebro.

Existe Algum Tipo de Preparo Específico?

Nenhum preparo especial é necessário para realização do exame.

INDICAÇÕES:

Detecção de oclusão arterial para a indicação do uso de droga trombolítica, avaliação de seguimento e de reperfusão vascular.

Na suspeita de estenose ( estreitamento ) das artérias basais do encéfalo.

Avaliação do padrão e efetividade das circulações colaterais intracranianas em doentes que apresentam estenose ou oclusões extra e intracranianas.

Pensando nas principais dúvidas que os pacientes tem sobre o Exame de Doppler Transcraniano o DTC, respondemos à elas aqui. Avaliação e seguimento de pacientes com traumatismo cranioencefálico da evolução de vasoconstricção, conhecida como vasoespasmo, das artérias intracranianas de qualquer etiologia, especialmente após ocorrência de hemorragia subaracnóidea.

Detecção de mecanismo de embolia encefálica paradoxal, conhecido como “shunt direito-esquerdo”, na pesquisa de forame oval patente e fístula arteriovenosa pulmonar.

Na suspeita de hipertensão intracraniana e Morte encefálica.

Nos casos de cefaleia vascular ( enxaqueca ou migrânea )
Monitorização do fluxo sanguíneo cerebral durante cirurgias cardiovasculares e ortopédicas de grande porte, com a finalidade de identificar precocemente hipofluxo cerebral e, consequentemente, isquemia cerebral.

O que é um Ecodopplercardiograma?

Exame de Doppler Transcraniano - Santo Amaro | SP
Doppler Transcraniano

O que é um ecodopplercardiograma? Este exame é frequentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintoma de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica, ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco (infarto do miocárdio, miocardiopatias), insuficiência cardíaca, doenças das valvas, anomalias.

Conheça o Doppler Transcraniano com Microbolhas

Para quem está navegando por aqui em busca de um pouquinho mais de informações e conhecimento sobre o Doppler Transcraniano, vai perceber que ele é indicado para inúmeras ocasiões e quadros clínicos.

Entretanto, é possível adicionar uma coisa muito importante que você vai descobrir a seguir! Veja:

A Utilização do Doppler Transcraniano Associado ao Teste de Microbolhas

A hipertensão intracraniana, ou seja, a alta pressão nos vasos e artérias cerebrais pode levar à morte cerebral. Isso porque ela impede que o fluxo sanguíneo aconteça de maneira fluida, prejudicando a chegada de oxigênio e nutrientes ao cérebro. Conhece o Exame de Eletroneuromiografia?

Quando descoberto de maneira antecipada, há chances de que este quadro grave consiga ser controlado ou mesmo revertido. E tudo isso só é possível através da realização do exame Doppler Transcraniano (DTC).

Vale reforçar que o Doppler nada mais é do que um exame clínico, semelhante ao ultrassom, bastante útil para a medicina moderna. Ele permite a identificação e análise das estruturas internas do corpo humano que recebem fluxo sanguíneo.