Doppler Transcraniano: Utilidade em Casos de Aneurisma Cerebral

Aneurisma Cerebral é um assunto que ainda hoje assusta muita gente por aí. É normal que o tema cause um certo terror, claro. Afinal, muitas vezes esta doença é assintomática, ou seja, não dá sinais que está ali. Apenas existe!

0
675
Doppler Transcraniano: Utilidade em Casos de Aneurisma Cerebral

Aneurisma Cerebral é um assunto que ainda hoje assusta muita gente por aí. É normal que o tema cause um certo terror, claro. Afinal, muitas vezes esta doença é assintomática, ou seja, não dá sinais que está ali. Apenas existe!

Doppler Transcraniano: Utilidade em Casos de Aneurisma Cerebral

Um Aneurisma pode existir antes mesmo do nascimento da criança ou mesmo se desenvolver anos mais tarde com um trauma, por exemplo. O fato é que, independentemente da origem, este é uma problema que não pode ser ignorado em hipótese alguma. Mas, afinal…

O Que é um Aneurisma?

O Aneurisma Cerebral pode ser definido como uma dilatação fora do comum de uma das artérias cerebrais. Geralmente, pode ter a sua origem relacionada ao uso frequente do tabaco, traumas e alguns tipos de infecção.

Quando o Aneurisma se rompe, ocasiona um sangramento gravíssimo que pode causar diversos prejuízos vasculares. Este quadro de saúde pode levar o paciente a uma hemorragia subaracnóidea. Isso significa um provável inchaço cerebral, complicações de circulação sanguínea e, em casos mais graves, até mesmo a morte.

Veja a Notícia que saiu na Mídia sobre Onde Fazer o Exame de Doppler Transcraniano Referencia no Brasil.

Devido à sua estrutura inelástica, ele lesiona o encéfalo e, consequentemente, provoca um aumento da pressão no interior do crânio. Isso estimula a irritabilidade de algumas das estruturas do cérebro e faz com que elas sejam comprimidas, podendo levar o paciente à morte por parada respiratória.

As características de um aneurisma no cérebro podem variar muito de caso para caso, de indivíduo para indivíduo. Nenhum quadro clínico é aparentemente igual ao outro.

É praticamente impossível criar uma ideia padronizada em relação aos possíveis tamanhos, por exemplo. Um Aneurisma Cerebral pode medir de poucos milímetros a vários centímetros de diâmetro. É capaz também de possuir diversos formatos. Geralmente, são irregulares e saculares.

De que Maneira o Doppler Transcraniano é Eficaz no Diagnóstico de um Aneurisma Cerebral?

Como você já deve ter visto por aqui, o Doppler Transcraniano é um exame de altíssima eficiência quando o assunto é vascularização cerebral. Por isso, é muito indicado em casos de suspeita de aneurismas no cérebro ou mesmo acompanhamento de casos já diagnosticados.

Na prática, o Doppler se utiliza de ondas sonoras refletidas a fim de verificar o fluxo de sangue por meio de um vaso sanguíneo. Com isso, a ideia é identificar prováveis coágulos e outros tipos de obstruções.

Se Preferir assista ao Vídeo Sobre Aneurisma Cerebral diretamente no Youtube com o Neurologista em São Paulo/SP.

Doppler Transcraniano: Simples, Prático e Eficaz

Devido à gravidade dos casos de Aneurisma Cerebral, o Doppler Transcraniano pode ser realizado no próprio leito do paciente. Além disso, por ser portátil, o equipamento pode ainda ser encontrado em clínicas e consultórios médicos.

Utilizar este exame quando há suspeita de aneurisma no cérebro é de estrema importância. Isso porque ajuda a avaliar, em tempo real, em que estado se encontra o fluxo sanguíneo, além do sentido e a velocidade de circulação do sangue nos vasos e nas cavidades cardíacas.

Além disso, outra facilidade é que este exame pode ser realizado quantas vezes forem necessárias. Assim, contribui muito no caso de pacientes com diagnósticos que necessitam de acompanhamento urgente e frequente sem prejudicar a sua saúde e bem-estar.

Nunca se esqueça de procurar o seu médico a qualquer sinal de alteração nas atividades cerebrais, como controle motor, visão e cefaleias. Uma simples e, aparentemente, inofensiva dor de cabeça pode estar guardando problemas mais sérios que poderiam ser evitados ou mesmo controlados com exames simples, como é o caso do Doppler Transcraniano.

Você não perde por ficar de olho em sua saúde! A dica é: esteja sempre atento e informe-se sempre que puder!

Fontes de Informações sobre Aneurisma Cerebral