Clínica de Doppler Transcraniano – Brooklin
O Exame de Doppler Transcraniano (DTC) Brooklin consiste em avaliar a corrente sanguínea de grandes artérias cerebrais, no intuito de diagnosticar doenças neurológicas, cerebrais ou cardíacas. Também pode avaliar as condições da substância negra do cérebro, assim como sua degeneração, que pode revelar a presença do Mal de Parkinson.
Info Técnica Sobre “]|
A realização de Doppler Transcraniano Brooklin define-se por um ultrassom que atravessa o crânio íntegro, e o exame não requer nenhum cuidado prévio ou jejum. Também não apresenta exposição à radiação, nem necessidade de anestesia. Comumente, o tempo de exame varia de 40 minutos a 1h e 30 minutos.
O exame é seguro, indolor e não é invasivo, de modo que pode ser repetido quantas vezes forem necessárias, e não tem contra-indicações. Gestantes podem realizar o exame, visto que ele não apresenta nenhum risco para ela ou para o filho. Crianças também podem realizá-lo. Ele é indicado em diversas ocasiões, que podem incluir:
- Ocorrência de desmaios, tonturas e vertigens;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC) agudo;
- Doença Falciforme;
- Enxaquecas e investigação de cefaleias;
- Suspeita de estenose ou oclusão das artérias basais do encéfalo;
- Suspeita de hipertensão intracraniana e de morte encefálica;
- Hemorragia subaracnoidea por aneurisma cerebral;
- Pesquisa de shunt direita-esquerda (teste com microbolhas);
- Traumatismo craniano;
- Entre outros.
Este exame específico de ultrassom consiste na transmissão pulsada de ondas de ultrassom de baixa frequência, e revela a presença de doenças cerebrovasculares. Suas únicas indicações são a remoção de óculos, lentes de contato, acessórios metálicos e aparelhos de surdez, além de estar alimentado e prender os cabelos.
O procedimento ocorre da seguinte maneira: é aplicado gel nas têmporas, acima dos olhos e na parte posterior do pescoço do paciente, que vai se encontrar deitado em uma maca. Em seguida, o médico vai passar o aparelho de ultrassom nestas áreas, fazendo a avaliação de sua circulação sanguínea.
O Doppler Transcraniano Brooklin com “teste de microbolhas” é realizado no intuito de identificar a presença de shunt direita-esquerda (quando o sangue do lado direito do coração entra em contato com o do lado esquerdo, alcançando as artérias sem realizar trocas de gás alveolar), o que pode ocasionar a embolia paradoxal (EP) e até mesmo um derrame cerebral (AVC).
Os preços do exame de Doppler Transcraniano Brooklin em São Paulo podem variar de acordo com o local em que foi realizado o exame, se foi feito através de convênio ou não, se é um exame emergencial ou não, entre outros. Alguns convênios não cobrem este exame.
Embora o custo seja um fator importante na hora de escolher o local para realizar o exame, há outros elementos que também são relevantes, como a experiência do médico que vai realizá-lo, pois este deve ser altamente qualificado para analisar os resultados de forma correta.
Onde Realizar o Exame de Doppler Transcraniano – Brooklin
Caso solicitado, é indispensável realizar este exame, que é responsável por identificar e fazer o acompanhamento de diversas patologias ou anomalias cerebrovasculares, fornecendo informações importantes arespeito da hemodinâmica cerebral.
Aqui você pode agendar este exame, que é feito por neurologistas altamente qualificados e de confiança. Entre em contato com nossa clínica e marque agora mesmo sua consulta para realização do Doppler Transcraniano Brooklin!
Class 2 Device Recall Transcranial Doppler Ultrasound
Section 5 ” 510(k) Summary – FDA