Início Doppler Sinais que seu Corpo mostra que Você está Doente de Fibromialgia

Sinais que seu Corpo mostra que Você está Doente de Fibromialgia

Sinais que seu Corpo mostra que Você está Doente de Fibromialgia

A Fibromialgia é uma doença de difícil diagnostico, pois caracteriza por diversas dores espalhadas pelo corpo que podem envolver os músculos, ligamentos e tendões. Quando as dores forem frequentes e um cansaço insistir em permanecer, e nenhum médico consegue identificar de onde está surgindo tais incômodos, então é hora de desconfiar se o problema não é a Fibromialgia.

Sinais que seu Corpo mostra que Você está Doente de Fibromialgia

O que é Fibromialgia?

A Fibromialgia é uma doença crônica que causa muita dor muscular e uma sensibilidade grande em algumas partes do corpo. Nos sintomas também podemos destacar: dores de cabeça, distúrbios do humor, depressão, ansiedade, sono excessivo entre outros. O que dificulta o diagnóstico da doença é que os exames laboratoriais, as radiografias, ultrassonografia, tomografias não detectam a Fibromialgia. Por esta dificuldade a doença já foi considerada uma doença de natureza psicológica, somente no ano de 1987 que a Fibromialgia foi considerada uma doença real.

Qual a Causa da Fibromialgia?

Algumas teorias indicam que a parte responsável do cérebro em sentir dor, das pessoas que possuem Fibromialgia são muito mais sensíveis do que daquelas que não possuem a doença. Exames radiológicos mais avançados conseguiram demonstrar que o cérebro envelhece precocemente, reduzindo uma boa parte dos neurônios, esta seria a explicação para a interpretação exagerada do cérebro aos estímulos externos. Lembrando que não existem exames clínicos que consigam comprovar a doença, esse diagnóstico só serviria para descartar outras doenças crônicas que poderiam ser responsáveis pela dor. A doença é bem mais comum em mulheres, e com a idade avançada este índice aumenta ainda mais, pois a doença tem maior incidência depois do 30 anos.

Mas quem me conhece mesmo consegue perceber aqueles (muitos) dias em que não estou bem. Aqueles em que a dor vem sem trégua. Lateja. Pinica. Estrala. Queima. Espeta feito agulha. Dá tontura. Enxaqueca fortíssima. Má digestão. Pontadas. Cansaço (muito). Sono (Muito também, mas sempre nas horas erradas). Irritação. Rigidez matinal. Insônia. Formigamento. Frio. Falta de sensibilidade. Sensibilidade extrema. Mal estar. Falta de concentração. Ansiedade.

Quais os Sintomas da Fibromialgia?

Os principais sintomas da Fibromialgia é uma dor intensa, que pode ser nos ligamentos, músculos e tendões. A sensação é estar com as articulações inchadas à dor é tão intensa que às vezes o paciente tem dificuldades de explicar aonde esta doendo. Outro sintoma sentido por quem está com esta doença é a sensação de estar com uma gripe muito forte que não passa e sentir aquele cansaço quando acorda, mesmo que tenha dormido por horas a sensação é como não estivesse dormido, isto geralmente ocorre porque o seu sono não é tranquilo, acordando a toda a hora durante a noite.

Sinais que seu Corpo mostra que Você está Doente de Fibromialgia

Qual o tratamento para Fibromialgia?

Para dar início para o tratamento da Fibromialgia será necessário procurar um reumatologista, fisioterapeuta, psicólogo ou psiquiatra. A grande maioria dos pacientes consegue contornar a situação e ter uma vida com mais qualidade. O tratamento é longo, os sintomas não vão simplesmente desaparecer de uma hora para a outra, uma das principais dicas é evitar o sedentarismo, a pratica de exercícios vai ser essencial para o tratamento, pois vai trabalhar a parte física e o emocional do paciente.

Outra dica é abandonar o uso do álcool, cafeína e cigarros. A luta inicia desde a descoberta da doença que nem sempre é de fácil diagnostico, até a evolução do tratamento para equilibrar novamente o emocional e diminuir as dores que às vezes chegam a ser insuportáveis.