Exame de Doppler Transcraniano Iguatemi São Paulo SP

O Exame de Doppler Transcraniano (DTC) Iguatemi São Paulo consiste em avaliar o fluxo sanguíneo de grandes artérias cerebrais, no intuito de diagnosticar doenças neurológicas, cerebrais ou cardíacas. Também pode avaliar as condições da substância negra do cérebro, assim como sua degeneração, que pode indicar a presença da Doença de Parkinson.

A realização de Doppler Transcraniano Iguatemi São Paulo define-se por um ultrassom que atravessa o crânio totalmente, e o exame não requer nenhum cuidado prévio ou jejum. Também não apresenta exposição à radiação, nem necessidade de sedação. Normalmente, o tempo de exame varia de 40 minutos a 1h e 30 minutos.

Exame de Doppler Transcraniano - Iguatemi São Paulo | SP

O exame é seguro, indolor e não é invasivo, de modo que pode ser refeito quantas vezes forem necessárias, e não tem contra-indicações. Grávidas podem fazer o exame, visto que ele não apresenta nenhum risco para ela ou para o bebê. Crianças também podem realizá-lo. Ele é indicado em várias ocasiões, que podem incluir:

  • Ocorrência de síncopes, tonturas e vertigens;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC) agudo;
  • Anemia Falciforme;
  • Enxaquecas e investigação de cefaleias;
  • Suspeita de estreitamento ou oclusão das artérias basais do encéfalo;
  • Suspeita de hipertensão intracraniana e de morte encefálica;
  • Hemorragia subaracnoidea por derrame cerebral;
  • Pesquisa de shunt direita-esquerda (teste com microbolhas);
  • Traumatismo craniano;
  • Entre outros.

Este exame específico de ultrassonografia se define pela transmissão pulsada de ondas de ultrassom de baixa frequência, e revela a presença de doenças cerebrovasculares. Suas únicas recomendações são a remoção de óculos, lentes de contato, acessórios metálicos e aparelhos de surdez, além de estar alimentado e prender os cabelos.

O procedimento ocorre da seguinte forma: é aplicado gel nas têmporas, acima dos olhos e na parte posterior do pescoço do indivíduo, que vai se encontrar deitado em uma cama. A seguir, o médico vai colocar o aparelho de ultrassonografia nestas áreas, fazendo a avaliação de sua circulação sanguínea.

Exame de Doppler Transcraniano

O Doppler Transcraniano Iguatemi São Paulo com “teste de microbolhas” é realizado no intuito de identificar a presença de shunt direita-esquerda (quando o sangue do lado direito do coração entra em contato com o do lado esquerdo, alcançando as artérias sem realizar trocas de gás alveolar), o que pode ocasionar a embolia paradoxal (EP) e até mesmo um acidente vascular cerebral (AVC).

Os custos do exame de Doppler Transcraniano Iguatemi São Paulo em São Paulo podem variar de acordo com o local em que foi realizado o exame, se foi realizado através de convênio ou não, se é um exame emergencial ou não, entre outros. Alguns convênios não cobrem este exame.

Embora o custo seja um fator importante no momento de escolher o local para fazer o exame, há outros fatores que também são relevantes, como a experiência do médico que vai realizá-lo, pois este deve ser altamente qualificado para analisar os resultados de maneira correta.

Onde Realizar o Exame de Doppler Transcraniano – Iguatemi São Paulo

Caso solicitado, é indispensável fazer este exame, que é responsável por identificar e fazer o acompanhamento de várias patologias ou anomalias cerebrovasculares, revelando informações importantes sobre a hemodinâmica cerebral.

Aqui você pode agendar este exame, que é realizado por neurologistas altamente qualificados e de confiança. Entre em contato com nossa clínica e marque agora mesmo sua consulta para realização do Doppler Transcraniano Iguatemi São Paulo!

Bairro Próximo  – Bairro do lado