
Ecografia com Doppler Transcraniano (TCD)
Por Médico de Doppler Transcraniano • 24 de dezembro de 2019

Por Médico de Doppler Transcraniano • 24 de dezembro de 2019
Ecografia com Doppler Transcraniano (TCD): O TCD é uma técnica de ultrassom não invasiva e indolor que utiliza ondas sonoras para avaliar o fluxo sanguíneo (circulação sanguínea) dentro e ao redor do cérebro.
O que é o ultra-som transcraniano com Doppler? O TCD é uma técnica de ultrassom não invasiva e indolor que utiliza ondas sonoras para avaliar o fluxo sanguíneo (circulação sanguínea) dentro e ao redor do cérebro. Não há contraste ou radiação especial envolvida no teste.
Os Especialistas Médicos recomendam este teste para determinar se há algo acontecendo nos vasos sanguíneos que está afetando o fluxo sanguíneo para o cérebro. O Ultra-som Doppler Transcraniano é frequentemente o teste de escolha para:
Fale agora com um especialista e tire suas dúvidas imediatamente.
No Cedars-Sinai, os ultrassons TCD são usados para avaliar as 13 principais artérias que fornecem fluxo sanguíneo para o cérebro, mas existem outros estudos TCD usados para identificar problemas especializados relacionados ao fluxo sanguíneo cerebral:
Este teste detecta partículas flutuantes que possam estar na corrente sanguínea. Essas partículas podem ser uma fonte significativa de risco de acidente vascular cerebral.
Este teste é específico para identificar se existe uma passagem ou um buraco entre as câmaras direita e esquerda através das quais o sangue entra no coração. Esse buraco geralmente fecha após o nascimento. Se não fechar, pode ser uma fonte de risco aumentado de AVC em certos pacientes.
Este estudo não invasivo analisa se os pequenos vasos que regulam o fluxo sanguíneo para o cérebro estão funcionando adequadamente. Quando uma pequena quantidade de dióxido de carbono (CO 2 ) e oxigênio é inalada, semelhante a prender a respiração, esses pequenos vasos devem aumentar e aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro. Quando uma pessoa hiperventila, os vasos devem encolher e diminuir o fluxo sanguíneo para o cérebro.
O que é o ultra-som transcraniano com Doppler? O TCD é uma técnica de ultrassom não invasiva e indolor que utiliza ondas sonoras para avaliar o fluxo sanguíneo (circulação sanguínea) dentro e ao redor do cérebro. Não há contraste ou radiação especial envolvida no teste.
Um exame neurovascular intracraniano também é conhecido como estudo Doppler transcraniano (TCD). O TCD é uma técnica de ultra-som não invasiva e indolor que utiliza ondas sonoras de alta frequência para medir a taxa e a direção do fluxo sanguíneo no interior dos vasos.
O teste examina e registra a velocidade do fluxo sanguíneo nas artérias conhecidas como Círculo de Willis, localizadas na base do cérebro, para facilitar o diagnóstico de uma ampla variedade de condições que afetam o cérebro a seguir:
Enquanto a maioria das diferentes formas de ultrassonografia cria imagens do estado do tecido estudado, o TCD produz sons audíveis que podem ser ouvidos, gravados e examinados.
Não há preparação específica necessária para este teste. Os pacientes não precisam alterar sua dieta ou ingestão de líquidos antes de um TCD.
O TCD é realizado por um tecnólogo treinado no tipo específico de ultra-som neurovascular. O paciente ficará acordado e deitado em uma cama durante o teste. Um pequeno dispositivo chamado transdutor está conectado a um laptop, que fornece ao tecnólogo dados sobre o fluxo sanguíneo.
Um ou mais transdutores serão colocados diretamente na pele do paciente, com uma pequena quantidade de gel facilitando o ultrassom. O tecnólogo aplicará o gel e o transdutor nas têmporas do paciente, na base do crânio na parte de trás da área do pescoço ou nas pálpebras fechadas. O gel pode ser facilmente lavado após o teste.
O tecnólogo mudará a posição do transdutor para direcionar as ondas de ultrassom para os vasos sanguíneos que estão sendo examinados. O paciente será capaz de ouvir o ruído do sangue que flui através das artérias pelo ultra-som. Um TCD pode levar entre 30 minutos e 1 hora para ser concluído.