Doppler Transcraniano

Indicações Neurológicas do Doppler Transcraniano

O Doppler transcraniano (DTC) é um exame de imagem relativamente novo, que atua como diagnóstico de várias patologias neurológicas. Ele foi idealizado em meados de 1982, mas só ganhou seu lugar no Brasil em 1992, na USP (Universidade de São Paulo).

Entretanto, este método tem sido cada vez mais útil em diversas áreas médicas, na análise clínica e diagnóstico das mais diversas enfermidades. Continue a leitura deste artigo para descobrir as principais indicações neurológicas do Doppler transcraniano.

Doppler Transcraniano: Vantagens

O Doppler transcraniano é um exame não-invasivo, capaz de medir o fluxo sanguíneo das principais artérias cerebrais, através da ultrassonografia. Com este método, há a possibilidade de obter informações circulação intracraniana, para auxiliar nos casos em que o tratamento clínico ou cirúrgico modifiquem o fluxo sanguíneo cerebral.

Uma das vantagens desta técnica é sua portabilidade, que permite que o exame seja feito em UTIs (unidades de terapia intensiva), com o paciente em uma cama e durante cirurgias. Ademais, o exame não é prejudicial à saúde do paciente, podendo ser repetido quantas vezes forem necessárias, durante longos períodos.

Doppler Transcraniano: Indicações

As principais indicações neurológicas do Doppler Transcraniano foram determinadas com base em níveis de evidência, conforme um formato específico para análise de tecnologia, experiência pessoal, entre outros.

O método de ultrassom Doppler transcraniano é indicado para diversos usos, sendo classificado como efetivo, estabelecido, promissor e investigativo em suas aplicações clínicas. Dentre as principais indicações neurológicas desta técnica, destacam-se:

Avaliação da Circulação e Fluxo do Sangue no Cérebro

Indicações Neurológicas do Doppler Transcraniano

Análise das Estenoses Arteriais

Estudo de Hemorragias Cerebrais

Avaliação de Isquemias Cerebrais

Mais Indicações do Doppler Transcraniano

As principais indicações neurológicas do Doppler Transcraniano são responsáveis pelo diagnóstico e controle terapêutico das pessoas com doenças cerebrovasculares. Apesar disso, pesquisas de formas de utilização preventivas, terapêuticas e de monitoração de procedimentos cirúrgicos tem sido estabelecidas.